SGA e PROFCIAMB realizam webinário com sessão de cinema online para o Dia Mundial da Água

Em um país tão abundante de água doce, como ainda temos pessoas sem acesso a água ou, quando o possuem, acabam sofrendo com momentos de seca? E as obras faraônicas construídas para nos destinar a água ou que dependem dela, qual seu impacto em populações tradicionais e ribeirinhas?

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22/03, a Superintendência de Gestão Ambiental da USP (SGA/USP) e o Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), com o apoio do Programa Ecofalante Universidades e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU/USP), realizam o webinário “ÁGUA: respira e não pira!” para ajudar a compreender este cenário.

Para trilhar a conversa, foi selecionado o documentário “O Jabuti e a Anta” (clique aqui para conferir o trailer), dirigido por Eliza Capai. O filme mostra a grande seca que esgotou os estoques de água nos reservatórios da região sudeste, além de investigar as faraônicas obras de reservatórios na região da floresta Amazônica, conversando com a população ribeirinha, os pescadores e os indígenas que habitam as margens do rios Xingu, Tapajós e Ene.

O evento será apresentado pela Superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patrícia Iglecias, com a participação dos pesquisadores Tadeu Malheiros (SGA/USP), Kátia Cavalcante (UFAM), Luiza Ishikawa (PUC), Marjorie Nolasco (UEFM), Regina do Nascimento (UFSCAR) e Henrique Ortêncio Filho (UEM).

Para assistir ao filme completo, receber declaração de participação com check-in e interagir ao vivo no canal da SGA, basta clicar na caixa de inscrição em linktr.ee/SGA_USP ou acessar bit.ly/aguasymp.

A transmissão ao vivo será realizada no canal do YouTube da SGA/USP (https://bit.ly/aguawebinar).