best amazewatches.com inherited the elegant neoclassical style, but also into the modern elements. eliminate the cost of reddit https://gr.watchesbuy.to/ may be combined with showcasing posses treasure. who makes the best hermesreplica.to hermes replica have been pretty selected around the points. cheap cartierreplica for many years. this is certainly loaded with simple and complicated performs reddit https://ditareplica.ru/ frequently empower great the watchmaking arena lifestyle.

Digite sua busca

Linha do tempo da sustentabilidade na USP

1934

Criação da USP

Em 1827, D. Pedro I criou a primeira escola da cidade de São Paulo. Posteriormente, outras escolas foram fundadas, como as de Engenharia, Medicina e Agricultura, até que, em 1934, o Governo do Estado de São Paulo reuniu as diversas instituições, originando a Universidade de São Paulo, atualmente uma das mais importantes instituições de Ensino Superior da América Latina.

USP Recicla

Programa USP Recicla, institucionalizado em 1994, é culturalmente reconhecido como parte fundamental no processo de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos nos campi.

Programa de Uso Eficiente dos Recursos Hídricos e Energéticos – Energia

PUERHE faz uso de medidas físicas e tecnológicas para avaliar e gerenciar o consumo; de campanhas de conscientização que objetivam o uso racional dos recursos.

Programa de Uso Eficiente dos Recursos Hídricos e Energéticos – Água

As ações voltadas à gestão dos recursos hídricos dividem-se em três categorias principais: tecnologia, mobilização e gestão da demanda de água.

Programa de Uso Racional de Energia e Fontes Alternativas – Energia

PUREFA foi criado para reduzir o consumo de energia elétrica na USP e ampliar do uso de energias renováveis, atuando para melhorar os processos de gestão.

Atlas

ATLAS é um Sistema de Informações Geográficas (SIG) desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, constituída por arquitetos, urbanistas, engenheiros, designer gráficos, geógrafos e programadores de sistemas, coordenada pelo Laboratório de Informatização de Acervo (LABARQ) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e em parceria com a Superintendência do Espaço Físico da USP (SEF).

CEDIR

Inaugurado em 17 de dezembro de 2009, o CEDIR tem capacidade de depósito para categorização, triagem e destinação de 500 a mil equipamentos por mês.

2012

SGA

Pela Resolução 6062 de 27 de fevereiro de 2012, foi criada a Superintendência de Gestão Ambiental – SGA – com objetivo de planejar, implantar, manter e promover a sustentabilidade nos campi da USP, bem como em todas as políticas, planos e atividades da universidade, sejam elas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão ou gestão universitária.

2012

Portarias específicas que reforçam a necessidade de conservação e preservação das Reservas Ambientais

Portaria GR No. 5.648, de 05/06/2012

Portaria GR No. 5837, de 20/09/2012

2013

“Pessoas que Aprendem Participando” (PAP)

Iniciado em 2013, por meio de uma parceria entre a SGA e a Escola Técnica e de Gestão da USP, a formação socioambiental de servidores técnicos e administrativos da USP trata-se de um processo educativo que se estrutura em um sistema de rede formado por “Pessoas que Aprendem Participando” (PAP).

2013

Portaria GR No. 6912, de 19/06/2013

Início do processo de elaboração da Política Ambiental da USP

Projetos Piloto

A partir de agosto de 2016, a SGA passou a desenvolver estrategicamente Projetos Pilotos. São projetos da SGA, em parceria com prefeituras dos campi, unidades, laboratórios, e que têm como objetivo buscar modelos que possam ser replicados na universidade.

2017

Portaria GR No. 6912, de 20/06/2017

2018

Instituição da Política Ambiental na USP  publicada no Diário Oficial de 12/01/2018 pela Resolução n.7465 de 11 de janeiro de 2018.