Digite sua busca

Fechar
Notícia

Pós-doutorandos do Programa USP Sustentabilidade (USPSusten) representam a SGA no 1° Plogging – Caminhada de Ecoturismo da cidade de Cotia

26/09/2022

Nesse domingo, 25/9, aconteceu o evento 1° Plogging – Caminhada de Ecoturismo do município de Cotia/SP. A atividade foi uma iniciativa da Prefeitura de Cotia em conjunto com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, como parte da programação da Semana de Conscientização de Turismo. Contou ainda com o apoio e participação de grupos e setores da sociedade como escoteiros, academia de lutas, a Mestre Miao You do templo Zu Lai, e a USP por meio dos Pós-doutorandos do Programa USP Sustentabilidade (USPSusten) representando a SGA.
O Plogging consiste em uma caminhada ecológica pela cidade associada com a coleta de resíduos sólidos encontrados pelas ruas. Os participantes percorreram cerca de três quilômetros até o ponto turístico Carmelo, onde houve o plantio de 120 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Os resíduos coletados foram pesados pela ONG Somos Cotia, totalizando 100 kg e convertidos em relação ao cálculo de redução de emissões de gases de efeito estufa pelo aplicativo Brevi, disponibilizado por uma ONG presente.
Os resíduos foram destinados para a cooperativa de catadores de materiais recicláveis COOPERNOVA Cotia, responsável pela coleta seletiva e destinação adequada de 240 toneladas mensais de resíduos sólidos recicláveis no município de Cotia. A atividade foi alegre e produtiva, engajando indivíduos de todas as idades e promovendo a conscientização ambiental dos habitantes quanto à disposição inadequada de resíduos no município, ressaltando a importância do cuidado de todos com os espaços públicos e coletivos, através de falas dos convidados durante a atividade.

Últimas notícias