USPSusten

Pesquisadores do Programa USPSusten apresentam relatório de suas atividades

O encontro dos pós-doutorandos do USPSusten foi realizado no último dia 7, na Sala do Conselho Universitário, e contou com a presença do reitor e de demais autoridades da USP*

31 pós-doutorandos do USPSusten apresentaram os resultados de seus trabalhos nos primeiros seis meses do programa – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) organizou um evento de apresentação dos relatórios das atividades realizadas pelos pós-doutorandos do Programa USP Sustentabilidade (USPSusten) nos primeiros seis meses de pesquisa.

A superintendente de Gestão Ambiental, Patrícia Faga Iglecias Lemos, compôs a mesa da cerimônia e, em sua fala de abertura, colocou o meio ambiente como um direito da presente geração e também das futuras. Segundo ela, “eventos como o da apresentação desses relatórios são necessários, pois é importante que nós tenhamos esse momento de alerta para as ações que são necessárias em relação à questão ambiental”.

Já o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior parabenizou os trabalhos desenvolvidos e afirmou que sua intenção, ao priorizar o desenvolvimento sustentável na sua administração, é “colocar a Universidade no mesmo patamar de discussão sobre sustentabilidade que a sociedade e a classe política. Espero entregar ao final da minha gestão uma USP muito mais sustentável do que a de quando eu assumi”. Carlotti também recomendou que os pós-doutorandos atentassem aos impactos de suas pesquisas no mundo.

Também estiveram presentes no evento os assessores da SGA, Eduardo Tomasevicius Filho e Tamara Maria Gomes, a prefeita da Cidade Universitária, Raquel Rolnik, e o vice-prefeito, Wagner Costa Ribeiro.

Ao todo, foram apresentados 31 projetos de pesquisa relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e baseados nas mais diferentes áreas do conhecimento. Na ocasião, também foi exibido o trailer do filme Nossa Floresta, dirigido por Gabriel Mendeleh, que conta a história da criação da Floresta da USP, em Ribeirão Preto. Premiada no Festival Oito e Meio em Roma, na Itália, e no Venus Community Awards, em Istambul, a produção está disponível na íntegra no canal do YouTube da Superintendência de Gestão Ambiental.

*Matéria originalmente publicada em 13/6/2023 no Jornal da USP.