O projeto de pesquisa desenvolvido em parceria com a Shell Brasil, Hytron, SENAI CETIQT e Raízen, na Universidade de São Paulo, por meio do RCGI – Research Centre for Greenhouse Gas Innovation, pretende usar a rota de conversão de energia através da reforma do etanol para produção de hidrogênio de baixo carbono (H¬¬-2). A planta-piloto em construção (imagens acima e abaixo), visa converter o biocombustível em H2, para um carro de passeio e três ônibus com tecnologia de célula a combustível a H2 do tipo PEMFC (Proton-Exchange Membrane Fuel Cell) para circular na Cidade Universitária.
Os veículos de transporte carregarão 30 kg de carga de H2 em tanques a 350 bar de pressão, cujo abastecimento será realizado por um dispenser de H2 sob uma pressão de até 450 bar, dessa forma, o ônibus terá uma autonomia de 240 km.
Caso a frota da Universidade de São Paulo, venha ser substituída por veículos que operam com H2, poderá alcançar uma redução de aproximadamente 77% das emissões de CO2eq quando comparada com a operação por meio da combustão interna (NARVÁEZ-ROMO et al., 2023).
NARVÁEZ-ROMO, B; PERECIN, D; LOPES, T; LOPES, D; MASCARENHAS, L,K; COELHO, S; MENEGHINI, J,R. (2023). Carbon emission reductions in the University of São Paulo’s transportation sector using hydrogen-powered vehicles. 14th International Conference on Hydrogen Production (ICH2P), December 19-21, 2023, Hamad Bin Khalifa University, Qatar.