Evento Pré-COP30 na USP reúne pesquisadores e lideranças comprometidas com o avanço da sustentabilidade

Evento será nos dias 6 e 7 de novembro no campus da USP da capital, com debates que vão da responsabilidade corporativa e preservação da Mata Atlântica à descarbonização, pesquisas para a COP30, investimentos de impacto, transição energética e resiliência climática nas cidades

Pessoas circulando numa grande área coberta e um banner escrito COP30 Brasil
Evento Pré-COP30 busca antecipar temas da conferência – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Com o objetivo de ampliar o diálogo sobre ações e políticas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental, a USP vai promover nos dias 6 e 7 de novembro o evento Pré-COP30, no Centro de Difusão Internacional (CDI), Bloco A, no campus da USP no bairro do Butantã, em São Paulo. A iniciativa integra as discussões preparatórias para a conferência global sobre o clima (a COP30, que será realizada em Belém) e busca promover a cooperação entre diferentes setores em torno de estratégias para o desenvolvimento sustentável. Para participar, a inscrição é gratuita e pode ser feita pelo formulário on-line neste link (botão “inscreva-se aqui”).

O encontro vai reunir representantes da academia, do governo, do setor privado e da sociedade civil para discutir temas relacionados à mitigação das mudanças climáticas, à transição energética e ao fortalecimento da biodiversidade, em consonância com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.

A programação começa no dia 6 de novembro, com a cerimônia de abertura prevista para as 9h, contando com a presença de Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Marcela Arruda, secretária de Gestão de São Paulo; Celso Lafer, advogado e jurista; Ray Offenheiser, da Universidade de Notre Dame; e Patrícia Iglecias, do Centro USPproClima.

Depois, serão discutidos cinco painéis:

  • Responsabilidade Corporativa ESG (10h30 – 11h30)
    O painel será mediado por Tamara Gomes, do Centro USPproClima, e contará com a participação de Fábio Feldmann, ex-secretário do Meio Ambiente; David Canassa, diretor da Reserva Votorantim; Lúcio Vicente, diretor do Instituto Akatu; Eduardo Prates, CEO da Eco Circuito; Rosa Ramos, presidente da Comissão de Mudanças Climáticas da OAB/SP; e Sabrina Andrade, da Ambipar.
  • Mata Atlântica (11h30 – 12h30)
    A mesa será mediada por Fernanda Brando, do Centro USPproClima, e terá a participação de Luiz Fernando, da SOS Mata Atlântica; Ricardo Rodrigues, da Esalq; Rodrigo Levkovicz, da Fundação Florestal; Patrícia Locosque Ramos, diretora de Biodiversidade e Biotecnologia da Semil-SP; e Gabriel Menezes, do Instituto Auá.
  • Descarbonização e Transição Energética (14h – 15h)
    O debate será mediado por Marcelo Zuffo, da Inova, e contará com Marco van der Ree, fundador da Brokering Solidarity; Sérgio Pacca, da EACH-USP; Rafael Tello, da Ambipar; Ming Hu, da Universidade de Notre Dame; e Marina Marciel, do BMA Advogados.
  • Expectativas dos Centros de Pesquisa para a COP30 (15h15 – 16h15)
    A sessão será mediada pelo jornalista ambiental Herton Escobar e reunirá Patrícia Iglecias, do Centro USPproClima; Paulo Artaxo, do CEAS/USP; Paulo de Andrade Lotufo, do CPCE/USP; Julio Romano Meneghini, do RCGI/USP; Gustavo Assi, do Otic; e Ricardo Trindade, do Centro USP-China.
  • Investimentos de Impacto (16h30 – 17h30)
    A discussão será mediada por Aroaldo Oliveira, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal ABC, com participação de Alberto Amorim, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento da SAA-SP; Gabriel Wedy, juiz federal e professor da Unisinos; Analía Cervini, do LinkedIn; e Michelle Cauchick.

No dia 7 de novembro, serão realizados três painéis:

  • Transição Energética na USP (9h – 10h30)
    A sessão será moderada por Fabio Frezatti, da FEA-USP, e reunirá Alexandre de Oliveira Aguiar, pesquisador de pós-doutorado do USPproClima; Colombo Celso Gaeta Tassinari, do IEE-USP; Arlindo Philippi Junior, chefe de gabinete da Reitoria da USP; Elmer Pablo Tito Cari, da EESC-USP; Francisco Ferreira Cardoso, da Poli-USP; Hermes Fajersztajn, da Poli-USP; Julio Romano Meneghini, da Poli-USP; José Aquiles Baesso Grimoni, da Poli-USP; Mara Jane Contrera Malacrida, da FEA-USP; Sérgio Pacca, da EACH-USP; e Roberto Zilles, do IEE-USP.
  • Experiências Globais, Desafios Locais – Urbanismo e Resiliência Climática em São Paulo (10h30 – 11h30)
    A mesa será moderada por Edmilson Dias de Freitas, do Centro USPproClima, e contará com José Renato Nalini, secretário de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo; Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura e Obras; Ana Paula Kouri, arquiteta e urbanista da Universidade Mackenzie; Yu Peng, cônsul-geral da China; e Pedro Fernandes, diretor-presidente da SP Urbanismo.
  • Resiliência Climática e Urbanismo – Caminhos para São Paulo (11h30 – 12h30)
    O painel será moderado por Jorge Alberto Soares Tenório, do Centro USPproClima, e terá a participação de Elisabete França, secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento; Maria Teresa Fedeli, secretária executiva do Programa Mananciais; Luciana Feldman, chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima); Renato Anelli, diretor do IAB e professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie; André Carlos Busanelli de Aquino, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SCTI; e Fernanda Tanure, do BMA Advogados.

Durante o evento, no dia 7 de novembro, também será realizado o Hackaton São Paulo pelo Clima, iniciativa da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima), que tem como objetivo mobilizar estudantes universitários na criação de soluções inovadoras e urbanas voltadas à construção de cidades mais resilientes e sustentáveis. O desafio começa às 14h, com a apresentação da dinâmica, elaboração dos trabalhos e encerramento às 17h30 com a cerimônia de premiação.

O evento é realizado pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Clima e Sustentabilidade (USPproClima), pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), o Instituto de Energia e Ambiente (IEE), o Research Centre for Greenhouse Gas Innovation, com apoio da BMA Advogados e a Offshore Technology Innovation Centre.

Evento Pré-COP30 na USP
Dias 6 e 7 de novembro de 2025
Local: Centro de Difusão Internacional (CDI), Bloco A
Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Inscrições: pelo formulário on-line neste link


 ( Originalmente publicado em 30/10/2025 no Jornal da USP)