“COP27 e o nosso futuro comum”: acompanhe ao vivo a live na SGA

Na próxima quinta-feira, 17/11, às 14h, faremos a live “COP27 e o nosso futuro comum” no YouTube da SGA. O evento visa discutir os caminhos para combater a crise climática e o que esperar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, mais conhecida como Conferência das Partes da UNFCCC ou COP27. Esta é a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada de 6 a 18 de novembro de 2022 em Sharm El Sheikh, Egito.

A proposta do evento é que pós-doutorandas do Programa USP Sustentabilidade (USPSusten) acompanhem e discutam o que está em jogo na COP27 e o que esperar da participação do Brasil no encontro.

Data: 17 de novembro de 2022, às 14 horas.
Onde: AO VIVO no canal do YouTube da SGA, com participações especiais que irão contar como está a COP27 diretamente do Egito:

✅ Fabiana Barbi Seleguim: socióloga (Unicamp), Mestre em Ciência Ambiental (Procam/USP), doutora em Ambiente e Sociedade (Nepam/Unicamp) e Pós-Doutora em Ambiente e Sociedade (Nepam/Unicamp). Foi pesquisadora visitante na San Francisco State University (2016), no Institute of Advanced Studies in Social Sciences, Fudan University, Shanghai, China (2012) e na Faculty of Environmental Studies, York University, Toronto, Canadá (2005). Foi assessora de projetos e consultora associada do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e lecionou na Unicamp, UniAnchieta e Faculdades Anhanguera. Integra a rede de pesquisadores do Projeto Earth System Governance (Future Earth). Autora do livro “Mudanças climáticas e respostas políticas nas cidades”.

✅ Nina Lys: bióloga, mestre em botânica, doutora em Políticas Públicas Estratégias e Desenvolvimento (PPED), pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a tese intitulada “Análise da Política Nacional da Biodiversidade: Estratégias de Conservação da Flora do Brasil”. Foi coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Tradução dos Conhecimentos na Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, desenvolve o projeto “Políticas Públicas na área da Sociobiodiversidade e da Bioeconomia: análise de estratégias para Conservação da Flora de São Paulo”. Tem experiência na área de análise e avaliação de políticas públicas, em especial política ambiental, orçamento público, análises de custo-efetividade e modelagem de distribuição de espécies.

✅ Thais Diniz Oliveira: economista e desenvolve atividades de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS/USP) também vinculada ao Núcleo de Economia Regional e Urbana (NEREUS/USP). Trabalha na área de economia das mudanças climáticas, com um interesse particular na utilização de instrumentais analíticos para avaliação de políticas, em especial a precificação de carbono. Dentre os temas em que atua, destacam-se: economia do meio ambiente, sistemas agroalimentares saudáveis e sustentáveis, comércio internacional, economia do turismo, modelagem econômica.

✅ Roberta Montanheiro Paolino: bióloga, mestre em ciências biológicas pela FFCLRP-USP, doutora em ecologia aplicada pela ESALQ-USP. Fez parte do mestrado no Patuxent Wildlife Research Center e parte do doutorado na Cornell University. É pós-doutoranda no Programa USP Sustentabilidade e trabalha com os seguintes temas: modelagem de populações e comunidades, uso-de-habitat, densidade, coexistência humano-fauna, avaliação de impactos ambientais, licenciamento ambiental e políticas públicas.

✅ Tailine Corrêa Santos: meteorologista, mestre em meio ambiente, doutora em ciências atmosféricas. Pesquisadora de pós-doutorado no programa USPSusten na temática de qualidade do ar. Atua nas áreas de poluição do ar, inventários de emissão, sustentabilidade e mudanças climáticas.