Digite sua busca

Fechar
Evento
Notícia

USP vai compartilhar boas práticas de gestão ambiental com universidades brasileiras

23/09/2021

Classificada como 13ª mais sustentável do mundo pelo UI GreenMetric World University Rankings, USP promove evento no dia 30 de setembro para debater gestão sustentável nas universidades e aprendizados durante a pandemia

Publicado: 22/09/2021 – Jornal da USP

Diante do alerta do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em agosto, sobre a possibilidade de um colapso climático que pode resultar em efeitos irreversíveis para o planeta, ações promovidas pelas universidades podem não só mitigar esses efeitos como também servir de exemplo para a sociedade buscar soluções. Daí a importância de eventos como o quinto National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, que será promovido no dia 30 de setembro, pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, com inscrições neste link. O encontro ocorrerá de forma on-line, gratuita e em português, com o objetivo de compartilhar práticas de gestão sustentável nas universidades, além de discutir os desafios e aprendizados adquiridos durante a pandemia.

“O evento se torna ainda mais importante no momento em que, com o relatório do IPCC, sabemos claramente que a atmosfera está aquecendo, que nós somos os responsáveis, e que devemos motivar ações para diminuir as emissões que contribuem para o aquecimento global. Precisamos ter atitudes mais sustentáveis para beneficiar o meio ambiente e o planeta e, com isso, mostrar para a sociedade que as universidades estão trabalhando e que podem se tornar exemplos de ações sustentáveis para todos”, destacou Tércio Ambrizzi, superintendente de Gestão Ambiental da USP e professor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).  

Durante o workshop, os participantes também poderão tirar dúvidas sobre a adesão ao UI GreenMetric World University Rankings. Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Universidade da Indonésia para mapear as práticas relacionadas à sustentabilidade de universidades de todo o mundo. Em 2019, a USP ficou em 18º na lista. No último ranqueamento, em 2020, a USP foi classificada em 13º lugar entre mais de 912 instituições distribuídas em 84 países. 

Tercio Ambrizzi, superintendente de gestão ambiental da USP - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens
Tércio Ambrizzi, superintendente de gestão ambiental da USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagen

“Nós temos evoluído ano a ano em termos de ascensão no ranking e isso é importante porque está mostrando que a Universidade está trabalhando para melhorar seus indicadores de sustentabilidade e para se tornar cada vez mais uma universidade internacionalmente reconhecida como sustentável”, explica Ambrizzi. 

Ele também destaca que, mesmo durante a pandemia, a Universidade continuou com as atividades de gestão ambiental, com a publicação de editais, fomento às pesquisas e manejo de reservas ecológicas nos vários campi. “Assim como no ano passado, o Greenmetric vai precisar ter em 2021 um olhar cuidadoso sobre os indicadores porque várias universidades ficaram fechadas e com isso há uma diminuição em gastos com água e energia, na produção de resíduos, etc., então os números vão refletir uma outra realidade.”

Ao final dos workshops nacionais da Greenmetric, a SGA produz livros que reúnem as ações de sustentabilidade que as universidades brasileiras que participam do evento têm desenvolvido. Clique nas imagens para ter acesso às publicações:

Universidades & Sustentabilidade: práticas e indicadores

Este é segundo livro da rede Brasil Greenmetric, contendo os avanços e discussões apresentados no III National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, ocorrido em 2019, conduzido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
Os 23 capítulos que constituem o livro descrevem as experiências e os desafios que várias universidades brasileiras da Rede têm feito para minimizar as ações e os impactos descritos anteriormente.

Universidades rumo à sustentabilidade

Entre os desdobramentos do seminário internacional II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018, organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo – SGA/USP, realizado em junho de 2018 em São Paulo – SP, destaca-se a criação da Rede Universidades Sustentáveis com ações e interesses no tema da Sustentabilidade, visando ao intercâmbio de boas práticas.
São 19 capítulos com textos de 68 autores que atuam em pesquisa, ensino, extensão e gestão de campi universitários.

Encontro de universidades

O workshop começará às 9 horas, com uma mesa de abertura seguida da palestra “Desafios e Experiências na gestão das Universidades Sustentáveis e a covid-19”, moderada pelos professores Tércio Ambrizzi e Tadeu Malheiros, da SGA.

Para participar, é necessário fazer a inscrição online pelo formulário disponível em https://bit.ly/2YPCCgI, sendo que o link para acesso e o certificado de participação serão enviados para e-mail informado no momento do cadastro.

Programação

9 horas às 9h20: abertura
9h20 às 11h50: palestra “Desafios e Experiências na gestão das universidades sustentáveis e a covid-19”.

Moderadores
Prof. Tércio Ambrizzi (SGA/USP)
Prof. Tadeu Malheiros (SGA/USP)

Participantes
Prof. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (PRCEU – USP)
Arq. Thalita dos Santos Dalbelo (Unicamp)
Prof. Fabio Pereira (UniRN)
Prof. Luciana Londero Brandli (UPF)
Prof. Joelma Rezende Durão (UFLA)
Leonardo Chaves de Carvalho (UFMS)

11h50 às 12h20: discussão e perguntas
12h20 às 12h40: ranqueamento Greenmetric – 2021
13 horas: encerramento

Mais informações: e-mail usp.sustentabilidade@gmail.com

Últimas notícias