USP PROMOVE WORKSHOP SOBRE PRÁTICAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL NAS UNIVERSIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Evento, online e gratuito, irá esclarecer dúvidas sobre a adesão ao UI GreenMetric World University Rankings.

No próximo dia 30 de setembro, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP irá promover o V National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil. O encontro, que ocorrerá de forma online, gratuita e em português, tem como objetivo proporcionar o compartilhamento de práticas de gestão sustentável nas universidades, bem como discutir os desafios e aprendizados de gestão durante a pandemia.

Durante o evento, os participantes também poderão tirar dúvidas sobre a adesão ao UI GreenMetric World University Rankings. Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Universidade da Indonésia com vistas a mapear as práticas relacionadas à sustentabilidade de universidades de todo o mundo. No último ranqueamento, em 2020, a Universidade de São Paulo foi classificada em 13º lugar entre mais de 912 instituições distribuídas em 84 países.

O Workshop terá início às 9h, com uma mesa de abertura seguida da palestra “Desafios e Experiências na gestão das Universidades Sustentáveis e a Covid-19”, moderada pelos professores Tércio Ambrizzi e Tadeu Malheiros, da SGA. Para participar, é necessário fazer a inscrição online pelo formulário disponível em https://bit.ly/2YPCCgI, sendo que o link para acesso e o certificado de participação serão enviados para e-mail informado no momento do cadastro.

Para o esclarecimento de dúvidas, entre em contato com: usp.sustentabilidade@gmail.com

Ao final dos workshops nacionais da Greenmetric, a SGA produz livros que reúnem as ações de sustentabilidade que as universidades brasileiras que participam do evento têm desenvolvido. Clique nas imagens para ter acesso às publicações:

Universidades & Sustentabilidade: práticas e indicadores

Este é segundo livro da rede Brasil Greenmetric, contendo os avanços e discussões apresentados no III National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, ocorrido em 2019, conduzido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
Os 23 capítulos que constituem o livro descrevem as experiências e os desafios que várias universidades brasileiras da Rede têm feito para minimizar as ações e os impactos descritos anteriormente.

Universidades rumo à sustentabilidade

Entre os desdobramentos do seminário internacional II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018, organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo – SGA/USP, realizado em junho de 2018 em São Paulo – SP, destaca-se a criação da Rede Universidades Sustentáveis com ações e interesses no tema da Sustentabilidade, visando ao intercâmbio de boas práticas.
São 19 capítulos com textos de 68 autores que atuam em pesquisa, ensino, extensão e gestão de campi universitários.