Campus da USP em Bauru promove ações de gestão de resíduos e educação ambiental

Programa USP Recicla no campus de Bauru trabalha no engajamento de alunos, professores e funcionários por meio de processos participativos e interativos que incentivam a autonomia e a responsabilidade ambiental

Ação do USP Recicla na horta comunitária com novos estudantes de 2025 de Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia do campus de Bauru – Foto: Instagram/USP Recicla Bauru

Criado em 1994 como parte das ações de educação ambiental e gestão de resíduos da Universidade, o programa USP Recicla vai além da reciclagem sugerida no nome. “Reduzir” e “Reutilizar”, que com “Reciclar” formam a conhecida tríade dos 3Rs, são apenas algumas das práticas adotadas nos campi, que abrangem outras dimensões do chamado alfabeto ambiental. O campus da USP em Bauru é um dos exemplos de como o programa tem se consolidado e ampliado suas ações.

“Buscamos engajar alunos, professores e funcionários por meio de processos participativos e interativos que incentivam a autonomia e a responsabilidade ambiental”, destaca o professor Heitor Marques Honório, coordenador do programa USP Recicla da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B). “Estão inclusas palestras educativas, oficinas e feiras de trocas, adaptadas às especificidades de cada grupo, visando a conscientização e a mudança de hábitos em relação ao consumo e descarte de resíduos”, explica Honório, entre as ações desenvolvidas.

As atividades são realizadas em colaboração com as unidades Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).

A engenheira Simone Berriel Joaquim, vice-coordenadora do programa no campus, lembra que o USP Recicla é “culturalmente reconhecido como parte fundamental no processo de educação ambiental e gestão de resíduos nos campi. Desde 2012, integra a rede de programas da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (SGA) nos diferentes campi”. Ela ressalta que o grupo do campus de Bauru é composto por representantes dos diversos setores (restaurante, esporte, cultura, segurança, engenharia e manutenção). “O objetivo é que estes representantes sejam agentes multiplicadores das premissas do Programa USP Recicla”.

Para o coordenador do USP Recicla da FOB, professor André Luís Shinohara, o programa atua com abordagem personalizada dos diferentes públicos, sempre considerando o papel e a vivência de cada um na universidade. “Com os alunos, o foco é mais educativo, envolvendo atividades práticas e campanhas de incentivo à mudança de hábitos no cotidiano. Com os professores, a proposta é incluir a sustentabilidade nos conteúdos e projetos acadêmicos. Com os funcionários, a prática é colaborativa. Atuamos na valorização do conhecimento da rotina no campus, incluindo práticas de gestão ambiental e orientações”.

Conscientização sobre o descarte correto de resíduos com novos estudantes – Foto: Instagram/USP Recicla Bauru

Como quinta universidade mais sustentável do mundo e a principal da América Latina, de acordo com o ranking UI GreenMetric 2024, a USP está comprometida em desenvolver, aplicar e valorizar ações voltadas para o ambiente sustentável.

“O USP Recicla transcende os muros da academia. Estabelece parcerias com prefeituras municipais, organizações da sociedade civil e outras instituições, ampliando o alcance de suas ações e promovendo a troca de experiências e conhecimentos na área de sustentabilidade”, diz Honório.

A bióloga especializada em educação ambiental Denise Maria Regiani, representante dos funcionários no USP Recicla da FOB, destaca a iniciativa de propor a impressão em frente-e-verso de teses, dissertações, monografias, TCCs e documentos. A prática foi regulamentada e tornada efetiva por meio de Portaria (GD/Nº007/2005/FOB), no ano de 2005, vigente até os dias atuais.

Pessoas numa mesa de evento entregando folhetos para crianças
Ação do programa USP Recicla, da FOB, dentro da Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru- Foto: Denise Guimarães/ FOB USP

Principais ações

Entre as ações realizadas pela prefeitura do campus de Bauru, está a implementação de sistemas de coleta seletiva no campus; desenvolvimento de tecnologias ambientalmente adequadas; realização de campanhas de conscientização sobre os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar); e promoção de eventos abertos à comunidade para disseminação de práticas sustentáveis.

Também tem priorizado a integração de temas relacionados a resíduos, sustentabilidade e qualidade de vida. Um exemplo é o Programa Educativo Integrado (PEI-USP Recicla), que atua em duas frentes: gestão de resíduos, com foco em medicamentos e tubetes de pasta de dente, e promoção da saúde e bem-estar alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da ONU.

Na FOB, o programa tem participação ativa nas atividades da Semana de Recepção aos Calouros e na Semana do Meio Ambiente de Bauru. Também envolve pesagem das sobras de alimentos no Restaurante Universitário como conscientização de desperdício, feira de trocas, entre outras. O programa também colabora com a Horta do Campus, projeto dos professores Maria Gorete Teixeira de Morais e André Luís Shinohara, que ajuda a conectar os alunos com a alimentação saudável e o exercício prático da sustentabilidade.

As ações programadas estão focadas principalmente em fortalecer a coleta seletiva e conscientização dentro da universidade, que incluem melhor sinalização dos pontos de descarte, capacitar a comunidade sobre o uso correto das lixeiras e integrar a educação ambiental no dia a dia da comunidade. O objetivo é que a sustentabilidade seja vista como um valor presente em tudo que fazemos na universidade.

“O programa vai além da gestão ambiental, também é um espaço de formação cidadã e conscientização social. Por meio dele a gente aprende o impacto das nossas pequenas ações e desenvolve a responsabilidade coletiva. É uma oportunidade de praticar aquilo que aprendemos, e qualquer pessoa pode somar, porque mesmo com atitudes pequenas, já faz uma grande diferença”, conclui Shinohara.

Qualquer pessoa da comunidade universitária pode participar do USP Recicla. Os interessados em participar do programa no campus de Bauru podem entrar em contato com a engenheira Simone Berriel Joaquim pelo e-mail simonebj@usp.br ou ramal 358209.

Acompanhe o programa pelas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Texto adaptado de Luís Victorelli, da Seção Técnica de Comunicação e Cultura da USP em Bauru, originalmente publicado no Jornal da USP.